sábado, 19 de junho de 2010

Vítima de uma Alucinação (Sakebi, 2006)

Vítima de uma Alucinação é um filme de terror dos bons, daqueles que incomodam depois que você assistiu, especialmente se você estiver sozinho em casa à noite. Trata-se de um exemplar do cinema oriental, um típico J-Horror - gênero que muitos afirmam ter se esgotado. Contudo, se depender de filmes como esse, o cinema de horror japonês continuará a ser prestigiado pelos fãs de terror do mundo inteiro.

A história gira em torno das investigações do policial Yoshioka (Kôji Yakusho) sobre os crimes cometidos por um serial killer. O detalhe é que, ao longo dessas investigações, o detetive percebe que o principal suspeito do caso é ele mesmo. E o pior é que ele começa a ser assombrado pelo espírito de uma das moças mortas.

Vítima de uma Alucinação foi dirigido por Kiyoshi Kurosawa, um dos grandes diretores japoneses atuais. Aqui, ele mostra claramente que domina a técnica, realizando cenas interessantíssimas, tanto no aspecto técnico quanto no visual. Um bom exemplo é uma cena de interrogatório em que o espelho é usado de maneira magistral, criando tensão e nos assustando, mesmo sem mostrar nada.

Aliás, Vítima de uma Alucinação prima por imagens marcantes. A força do filme não está, por exemplo, na trilha sonora ou nos próprios efeitos sonoros (mesmo que uma das cenas mais assustadoras do filme é quando a alma penada dá um grito pra lá de bizarro!). Observamos que muitos filmes, atualmente, tentam assustar o telespectador aumentando repentinamente o som de uma música incidental, ou utilizando outras trucagens de diretores que não possuem o mínimo talento para o gênero.

Nessa obra, o diretor trabalha com algumas imagens que realmente incomodam. Para mim, foram os detalhes da obra que mais me impressiaram. Por exemplo: a fantasma do filme é aterrorizante por ser extremamente “entrona”; ela toca no pobre policial, senta-se ao lado dele. E quando menos se espera, ela flutua de um jeito sombrio e sai voando por uma varanda. Tudo muito bizarro, o suficiente para causar medo no espectador.

Contudo, a trama peca pela falta de clareza em alguns momentos. O filme não responde a todas as suas perguntas. Mesmo assim, ele não deixa de ser interessante durante nenhum momento. São poucos os filmes de terror atuais que conseguem isso.

Kurosawa cria muitos momentos de tensão e claustrofobia. É seguro dizer que Vítima de uma Alucinação é um exemplar muito bom do J-Horror – um misto de policial com terror bastante interessante. Vale a pena conferir.

Um comentário:

  1. Caramba, preciso ver esse filme. O Kiyoshi é um dos grandes diretores atuais. O problema é que estou sem tempo pra nada :(

    Um abraço!

    ResponderExcluir